Um espaço de formação avançada no âmbito dos estudos sobre o envelhecimento demográfico e a longevidade, lecionado pelas universidades do Norte de Portugal e da Galiza.
Mais Informações
Mestrado da Galiza e do Norte de Portugal que abrange conteúdos de direito internacional, de direito português e de direito espanhol que trabalham competências para o exercício de uma profissão jurídica.
Mais Informações
Lecionado pelas universidades da Galiza e do Norte de Portugal, tem como objetivo a análise de desafios e respostas para os domínios que sustentam uma cidade sustentável.
Mais Informações
Ao estudar o doutoramento no Norte de Portugal e na Galiza, é possível aprender a projetar competências específicas na área da Matemática para o desenvolvimento de uma visão crítica do conhecimento e da realidade.
Mais InformaçõesEn esta sección podrán consultar los informes del sector educativo y estudios sobre educación desarrollados en el marco del proyecto UNISF con la colaboración de las Universidades públicas de la Eurorregión Galicia-Norte de Portugal.
O presente relatório tem como objetivo relatar os procedimentos adotados pelas seis Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a Rede de Universidades Públicas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal (GNP) – Universidade da Corunha (UDC), a Universidade de Santiago de Compostela (USC), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Universidade de Vigo (UVigo), a Universidade do Minho (UMinho) e a Universidade do Porto (U.Porto) –, para criar e implementar Ciclos de Estudos (CE) conjuntos transfronteiriços, os outputs criados, as dificuldades enfrentadas e a forma como estas foram sendo contornadas. Pretende-se, assim, que este adquira o estatuto de “Manual de Boas Práticas” que facilite o aparecimento de futuros consórcios Ibéricos, Europeus e Internacionais, com o objetivo de desenvolver oferta educativa partilhada e inovadora.
A análise realizada neste relatório reporta ao detalhe, de forma específica, os entraves administrativos que dificultam a criação de títulos conjuntos entre as universidades que integram o projeto UNSIF, assinalando as divergências e as convergências entre as estruturas académicas das mesmas e as possíveis estratégias que podem ser adotadas, com a finalidade de reduzir as divergências através do consenso e vontade cooperativa dos sócios do projeto.
O relatório “Estado da Arte” foi elaborado entre janeiro e julho de 2020, pelo técnico investigador Antón Aller, sob a supervisão de uma equipa da faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela (USC), composta pelos professores Carlos Teijo e Alba Nogueira. Foi realizada uma consulta e análise da legislação em vigor, bem como dos documentos citados na bibliografia do relatório, mas contou-se também com a contribuição de todos os sócios do projeto UNISF, nomeadamente as universidades: do Minho, do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Vigo, Coruña e Santiago de Compostela; da Fundação CEER e através de reuniões e questionários de natureza informativa.
O presente relatório resulta da recolha de dados efetuada através da aplicação de questionários à comunidade académica, de cada uma das universidades que participam do projeto e à comunidade empresarial da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. São relatadas as principais aspirações e necessidades manifestadas por estes setores sobre a educação universitária futura da Euro-região e o que esperam que sejam os seus maiores desafios.
Adenda a Oferta e demanda da docencia universitaria e diagnóstico das necessidades de formación de posgrao na Eurorrexión Galicia-Norte de Portugal.