Um espaço de formação avançada no âmbito dos estudos sobre o envelhecimento demográfico e a longevidade, lecionado pelas universidades do Norte de Portugal e da Galiza.
Mais Informações
Mestrado da Galiza e do Norte de Portugal que abrange conteúdos de direito internacional, de direito português e de direito espanhol que trabalham competências para o exercício de uma profissão jurídica.
Mais Informações
Lecionado pelas universidades da Galiza e do Norte de Portugal, tem como objetivo a análise de desafios e respostas para os domínios que sustentam uma cidade sustentável.
Mais Informações
Ao estudar o doutoramento no Norte de Portugal e na Galiza, é possível aprender a projetar competências específicas na área da Matemática para o desenvolvimento de uma visão crítica do conhecimento e da realidade.
Mais InformaçõesO que é o projeto UNISF?
As 6 universidades públicas da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, lideradas pela Universidade do Minho enquanto beneficiária principal, e a Fundação Centro de Estudos Eurorexionais (FCEER), integram o partenariado do projeto “Universidade sem Fronteiras” (UNISF).
O projeto UNISF, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, visa eliminar as barreiras administrativas e burocráticas à criação de graus conjuntos.
O que são os cursos UNISF?
São quatro cursos de pós-graduação conjuntos (dois mestrados e dois doutoramentos), que envolvem a Rede de Universidades da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal.
O que significa cursos conjuntos?
Neste caso, trata-se do regime através do qual um estudante pode obter um grau académico em apenas uma das instituições de ensino superior que atribuí o diploma, o qual é reconhecido pelas outras instituições participantes, do Norte de Portugal e da Galiza, em que sejam lecionados os programas de estudos.
Universidade de origem - aquela em que o/a estudante se candidatou e foi admitido/a.
Universidade de acolhimento - aquela em que o/a estudante vai desenvolver parte da investigação e a que pertence o/a outro/a orientador/a da tese.
Quando entraram em funcionamento estes ciclos de estudo?
A 1ª edição dos ciclos de estudos UNISF ocorre no ano letivo 2022/23.
Qual a oferta formativa UNISF no ano letivo 2022/23?
Mestrado em Desafios das Cidades
Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais
Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento
Doutoramento em Matemática e Aplicações
Quais são as universidades participantes em cada curso?
As Universidades participantes no Mestrado em Desafios das Cidades são: Universidade de A Coruña (UDC); Universidade de Santiago de Compostela (USC); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Universidade de Vigo (UVIGO); Universidade do Minho (UMinho) e Universidade do Porto (U.Porto).
As Universidades participantes no Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e Tecnologias Digitais são: Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Universidade do Minho (UMinho).
As Universidades participantes no Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento são: Universidade de A Coruña (UDC); Universidade de Santiago de Compostela (USC); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Universidade de Vigo (UVIGO) e Universidade do Porto (U.Porto).
As Universidades participantes no Doutoramento em Matemática e Aplicações são: Universidade de A Coruña (UDC); Universidade de Santiago de Compostela (USC); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); Universidade de Vigo (UVIGO); Universidade do Minho (UMinho) e Universidade do Porto (U.Porto).
Os cursos UNISF são acreditados?
Sim. Os quatro cursos de pós-graduação foram acreditados pela Agência de Acreditação Portuguesa (A3ES) e a Axencia para a Calidade do Sistema Universitario de Galicia (ACSUG).
Qual é o período de candidaturas?
As candidaturas aos mestrados e doutoramentos nas universidades portuguesas decorrerão entre os dias 01 e 24 de junho de 2022 (1.ª fase),
Se existirem vagas sobrantes nas universidades portuguesas, a 2.ª fase de candidatura decorrerá entre os dias 01 a 15 de setembro de 2022.
Mais informações consultar a seção das candidaturas de cada curso.
Como posso submeter a candidatura?
As candidaturas devem ser submetidas através do Portal Académico da universidade onde o candidato/a pretende inscrever-se em 1ª opção.
Posso candidatar-me a Universidades parceiras que oferecem o mesmo grau?
Sim. No momento da inscrição será obrigatório que os candidatos preencham um formulário no qual deverão indicar a ordem de preferência das universidades em que se pretendem matricular. Contudo, em primeiro lugar terá sempre que estar a Universidade onde submetem a candidatura. Quando a comissão académica chegar à lista final de seriação de candidatos, irá afetá-los às vagas disponíveis em cada universidade procurando respeitar a ordem de preferência indicada pelos candidatos. Quer isto dizer que um candidato pode candidatar-se a uma determinada universidade e, caso as vagas afetas a esta universidade já estejam todas ocupadas, ser colocado na sua segunda preferência e, assim, sucessivamente. Ficará, depois ao critério dos candidatos realizar a matrícula na universidade em que sejam admitidos.
Relativamente à carga letiva, a frequência destes cursos exige dedicação exclusiva?
Estes cursos foram concebidos para funcionar com um regime de horário flexível, com o propósito de compatibilizar a sua frequência com o desempenho de uma atividade profissional.
A frequência do curso implica disponibilidade de deslocações às universidades parceiras?
As aulas presenciais serão na universidade em que o estudante está inscrito.
Qual é o valor da propina para o estudante admitido?
O valor da propina é igual para estudantes nacionais, equiparados e internacionais.
Serão praticados valores distintos entre as universidades portuguesas e as galegas.
Mestrado - Universidades Portuguesas: 1000 € (mil euros) / ano| Universidades Galegas: sob consulta em cada instituição.
Doutoramento - Universidades Portuguesas: 2000 € (dois mil euros) / ano| Universidades Galegas: sob consulta em cada instituição.