Cooperação Transfronteiriça e Interuniversitária em debate no 2º Fórum Anual UNISF

A segunda edição do Fórum Anual Universidade sem Fronteiras (UNISF) decorreu no dia 6 de junho, em Santiago de Compostela e teve como principal foco o debate da importância da cooperação transfronteiriça e interuniversitária na Euro-região.

A sessão de abertura foi presidida pela Vice-Reitora de Titulações e Internacionalização da Universidade de Santiago de Compostela, María José López Couso, pela Vice-Reitora para a Educação e Mobilidade Académica da Universidade do Minho, Filomena Soares, e pelo Diretor da Fundação CEER (Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza-Norte de Portugal), Ángel Miramontes.

Num segundo momento do evento, que contou com as intervenções do Vice-Presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), Beraldino Pinto, e do Subdiretor Geral de Ação Exterior e da Cooperação Transfronteiriça da Xunta de Galicia, Xosé Lago, reforçou-se a oportunidade desta iniciativa promover a cooperação científica, o intercâmbio e a integração de recursos entre as várias universidades envolvidas.

Num modelo de apresentação em formato online e presencial, o encontro centrou-se também na exposição da oferta educativa do projeto, que contempla dois cursos de mestrado – “Desafios das Cidades” e “Direito Transnacional da Empresa e das Tecnologias Digitais” – e dois cursos de doutoramento – “Matemática e Aplicações” e “Ciências Sociais e Envelhecimento”.

Na sessão de encerramento, a Coordenadora do Projeto UNISF, Vice-Reitora da Universidade do Minho, Filomena Soares, destacou o contributo deste projeto para melhorar a qualidade do ensino superior e para o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e interculturais transversais que fortalecem a aproximação e a cooperação entre os territórios envolvidos.

UNIVERSIDADE DO MINHO (Coordenação do projeto)
E-mail: unisf@universidadesemfronteiras.eu; unisf@reitoria.uminho.pt
Telefone: (+351) 253 601 120 / (+351) 253 601 586