As Universidades do Norte de Portugal e da Galiza avançam no desenvolvimento de graus de mestrado e doutoramento conjuntos, na "Universidade sem Fronteiras" da Euro-região.

Realizou-se no dia 28 de fevereiro de 2020, no edifício da Reitoria da Universidade de Porto, uma nova reunião do Comité de Pilotagem do projeto Universidade sem Fronteiras (UNISF). Representantes das equipas reitorais das seis Universidades públicas da Euro-região Galiza-Norte de Portugal: Universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo bem como a Direção da Fundação CEER, avançaram na análise e discussão dos principais obstáculos administrativos e jurídicos para a criação de graus conjuntos entre as universidades galegas e portuguesas. Por outro lado, foram apresentadas, pelas Comissões Académicas interuniversitárias, propostas de planos de estudo de um Mestrado em Direito Internacional e dois Doutoramentos: Doutoramento em Matemática e Aplicações e Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento. Já na reunião anterior que se realizou na Universidade de Vigo em dezembro, tinha sido apresentada uma proposta de plano de estudos para um Mestrado em Cidades Inteligentes.

Todos os planos têm como fatores comuns o forte carácter transfronteiriço da formação e uma perspetiva inovadora baseada nas possibilidades de desenvolvimento que podem trazer para região.

A UNISF é um Projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER no âmbito do programa Interreg V A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, aprovado na última convocatória do Programa POCTEP.