UMinho promove oferta formativa na Futurália

UMinho promove oferta formativa na Futurália

UMinho promove oferta formativa na Futurália

 A Universidade do Minho (UMinho) está presente na “Futurália - Salão de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade”, que decorre de hoje até sábado na FIL - Parque das Nações, em Lisboa. Esperam-se mais de 70 mil estudantes nesta edição que, depois de dois anos de interregno, regressa ao modelo presencial.

A UMinho apresenta-se com uma imagem renovada, através de um stand atrativo, dinâmico e moderno que tem captado a atenção dos primeiros visitantes. Neste ponto de informação está a ser disponibilizada, em vários formatos, toda a informação formativa e científica da UMinho. A pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão, marcou presença na comitiva da UMinho que acompanhou o arranque deste certame que serve também para promover a próxima edição da UPA – UMinho de Portas Abertas, que decorre de 7 a 9 de abril no campus de Azurém, em Guimarães, e o “Verão no Campus 2022”, ambas as iniciativas destinadas ao ensino secundário.

 “Trata-se de uma das maiores mostras nacionais da oferta formativa do ensino superior em Portugal e a Universidade do Minho não poderia deixar de estar presente, representando as suas escolas e institutos. Assinala-se um regresso aos eventos presenciais, o que torna este momento muito especial”, frisa a pró-reitora da UMinho, Teresa Ruão. “Nesta edição estamos a apresentar os dois novos cursos da UMinho, as licenciaturas em Engenharia Aeroespacial e em Ciências de Dados, bem como os novos mestrados. A nossa aposta num posicionamento diferenciador é grande”, complementou a responsável.

A Futurália é a maior feira nacional nas áreas da educação, formação, requalificação e empregabilidade. “Como (posso) construir um futuro sustentável?” é a temática escolhida para a edição deste ano que pretende apresentar um debate aberto centrado na sustentabilidade, com foco nas “alterações climáticas”, nos “oceanos” e na “transição energética” e no ambiente. O programa incluiu dezenas de atividades, como visitas de estudo, conferências, workshops, talks, mesas redondas e uma “talking point” para promover uma conversa entre empresas e estudantes. A feira terá ainda momentos de apresentação de projetos e prémios de entidades nacionais e será pautada pelo regresso do projeto #OneStep4MusicFest, que tem por objetivo descobrir e promover o surgimento de novos talentos emergentes de bandas, cantores a solo, dj’s e produtores de música eletrónica, bailarinos a solo ou em grupo de danças urbanas, intérpretes de teatro musical. O certame destina-se sobretudo a alunos e familiares, encarregados de educação, professores e orientadores escolares. A Futurália terá as suas portas abertas de hoje até sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e no sábado, das 11h00 às 20h00.

 Em 2019, último ano em que a Futurália decorreu em formato presencial, foram contabilizados cerca de 65.000 visitantes nos mais de 500 stands de instituições de ensino superior, entidades e empresas que representavam 15 distritos do país. Destes números, o destaque vai para as 384 visitas de estudo organizadas por escolas que tiveram oportunidade de visitar a Futurália e conhecer ainda 44 entidades de ensino internacional que se fizeram representar.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem - UMinho (30-03-2022)

Registe-se

Desejo receber as últimas novidades do projeto