Universidade do Minho participou no Arqus Forum

A Universidade do Minho participou no Arqus Forum 2022, que juntou esta semana em Granada (Espanha) cerca de 150 dirigentes, estudantes, professores, investigadores e técnicos das nove academias desta aliança europeia. O objetivo foi partilhar resultados e experiências do triénio de implementação da Arqus, os planos e o entusiasmo para a próxima fase (2022/26) e discutir o futuro das Alianças Universitárias Europeias.

O evento contou com a presença da coordenadora da Arqus, Dorothy Kelly, da reitora da Universidade de Granada, Pilar Aranda, e da parte da UMinho, do reitor Rui Vieira de Castro, da vice-reitora Filomena Soares, dos pró-reitores Manuel João Costa e Teresa Ruão e do presidente da Associação Académica, Duarte Lopes, entre outros.

Nos oradores convidados, destacaram-se nomes como a chefe da Direção-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, Vanessa Debiais-Sainton, o presidente internacional da Erasmus Student Network, Juan Rayón, e o coordenador da aliança UNITE!, Roberto Zanino. As diversas sessões podem ser visualizadas no YouTube.

O programa incluiu também reuniões internas de diversos órgãos da Arqus, como o 9º Conselho de Reitores, que na reunião de abril tinha aprovado a missão desta aliança para a próxima década e dois mestrados conjuntos. Desta vez, fez-se o convite para a Universidade Nacional da Academia Kiev-Mohyla (Ucrânia) aderir à Arqus. Os reitores da Arqus participaram ainda na cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade de Granada.

"Este Fórum evidenciou o esforço, entusiasmo e empenho de toda a comunidade para lançar as bases da universidade do futuro, a Universidade Europeia, em cada uma das nossas instituições”, disse Dorothy Kelly, reafirmando os valores da mobilidade, da inclusão e do multiculturalismo.